COMO SE FORMAR EM UM ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO? conheça todas as Engenharias

COMO SE TORNAR UM ENGENHEIRO DE SEGURANÇA DO TRABALHO

          Se formar em uma das engenharias não é uma missão fácil. Principalmente para quem não tem tanta afinidades com cálculos. Mas... Sonho é sonho!
        Muitos tem dúvidas em como se formar em  Engenharia de Segurança do Trabalho. 
        Será que tem um curso específico para essa profissão? 

Então, vamos lá:

Mas... Como se formar em um Engenheiro de  Segurança do Trabalho? 

          O Engenheiro e Segurança do Trabalho de acordo com a RESOLUÇÃO Nº 437, DE 27 DE NOVEMBRO DE 1999 e o DECRETO Nº 92.530, DE 9 ABR 1986, é aquele que constitui uma especialização de engenheiros e arquitetos, ao nível de pós-graduação "latu sensu", que gera atribuições profissionais.
Mas, quais são as atribuições desse profissionais?

Veja no link Engenheiro de Segurança do Trabalho

Então, para se tornar um Engenheiro de Segurança do Trabalho é necessário ter concluído qualquer um dos cursos de Engenharia ou Arquitetura.  


Lista das engenharias: 

Engenharia Aeronáutica 

Engenharia aeroespacial é o ramo da engenharia que, com base em diversas áreas da física, como a termodinâmica, a mecânica dos fluidos , a mecânica clássica e outras, lida com o projeto, construção e aplicação de aeronavesespaçonaves e satélites. Este ramo é por vezes referido como engenharia astronáutica ou engenharia aeronáutica embora, tecnicamente, ambas sejam especializações da engenharia aeroespacial, sendo a primeira dedicada a veículos espaciais e a segunda a veículos de voo atmosférico. Envolve projeção, construção e manutenção de aeronaves, aeroportos e instrumentos de controle, incluindo planejamento e fluxo de tráfego aéreo.

Engenharia Biomédica

Desenvolve e produz próteses, equipamentos e instrumentos médicos. Estuda o organismo humano sob o ponto de vista da Engenharia, combinando conhecimentos de Química, Física, Biologia, Medicina e Bioinformática para prevenir, diagnosticar e tratar doenças.

Engenharia Civil

Dedica-se ao projeto e execução de obras de todo tipo de estrutura, como estradas, pontes, edifícios, viadutos, barragens, etc. Envolve desde o estudo do terreno até a execução da obra, podendo também cuidar da manutenção e restauro de edificações existentes.

Engenharia da Computação

Combina conhecimentos de Engenharia Eletrônica e Ciência da Computação para desenvolver  projetos de automação industrial, sistemas, computadores e periféricos.
Engenharia Ambiental
Envolve o estudo, diagnóstico e redução de impactos ambientais em áreas rurais e urbanas com o objetivo de preservar os recursos da fauna, flora, vegetação, ar e água. Dedica-se também ao desenvolvimento de técnicas de manejo, controle e tratamento para recuperar áreas degradadas.
Engenharia de Alimentos
Engenharia de Alimentos ou Engenharia Alimentar é o ramo da engenharia que engloba todos os elementos relacionados com a industrialização de alimentos, seja no desenvolvimento, fabricação, conservação, armazenamento, transporte e comercialização. A engenharia de alimentos inclui, mas não se limita, a aplicação de conceitos e métodos da engenharia química engenharia agrícola.  Combina conhecimentos de Física, Química, Biologia e Matemática para definir tecnologias, máquinas, aditivos e embalagens na fabricação de alimentos.

Engenharia de Controle e Automação ou Engenharia Mecatrônica

Transforma processos manuais em automáticos ou semiautomáticos usando princípios de Elétrica, Mecânica, Eletrônica e Computação para criar sistemas produtivos mais eficientes.

Engenharia de Telecomunicações

Combina conhecimentos de Elétrica e Eletrônica, para desenvolver equipamentos usados em telecomunicações, cuidando também do projeto, operação e manutenção de equipamentos e sistemas de telecomunicações.

Engenharia Mecânica

Envolve projeto, construção, análise, operação e manutenção de sistemas mecânicos, como motores, veículos, máquinas e sistemas termodinâmicos para todo tipo de indústria.

Engenharia Elétrica

Lida com a geração, transmissão, transporte e distribuição de energia elétrica, podendo envolver a construção de componentes elétricos e eletrônicos, usinas de energia, linhas de transmissão, sistemas e potência.

Engenharia Florestal

Estuda ecossistemas e florestas com o objetivo de desenvolver projetos sustentáveis de exploração, manejo e preservação desses recursos. Envolve também aprimoramento genético e descoberta de novas espécies da flora.

Engenharia de Materiais

Estuda e desenvolve tecnologias para produzir materiais mais eficientes. Pesquisa propriedades de materiais existentes para criar novos produtos.

Engenharia de Minas

Estuda e pesquisa reservas minerais e de combustíveis fósseis. Identifica a composição e quantidade de minérios, analisa a viabilidade econômica, a localização e a extensão das minas e propõe a melhor forma de extrair os minérios.

Engenharia de Produção

É um dos ramos mais amplos da engenharia.  Aplica conhecimentos de Matemática, Física e Ciências Sociais na avaliação e otimização de processos para aumentar produtividade e reduzir custos.

Engenharia de Transportes

Voltada ao estudo e planejamento de infraestrutura de rodovias, ferrovias, portos, hidrovias e aeroportos. Envolve também estudos de viabilidade de meios de transporte, projeto e construção de veículos.

Engenharia do Petróleo

Envolve todas as etapas de produção do petróleo, desde a descoberta de jazidas até a comercialização de combustíveis, passando pela exploração e produção.

Engenharia Metalúrgica

Voltada ao planejamento, coordenação e desenvolvimento de projetos de tratamento e de produção de metais. Envolve também o uso desses materiais para construção de peças, estruturas ou maquinário, beneficiamento de minérios e criação de novas ligas metálicas.

Engenharia Naval

Envolve projeto e construção de barcos, submarinos, navios e plataformas marinhas, bem como o desenvolvimento de tecnologias para exploração de rios, lagos, mares e oceanos.

Engenharia Nuclear

Ligada à pesquisa e controle da energia proveniente dos átomos. Envolve segurança de elementos radioativos, controle do uso da radiação em equipamentos, geração de energia nuclear, desenvolvimento e manutenção de armas nucleares.

Engenharia Química

Envolve planejamento, construção e operação de indústrias químicas, criação e melhoria de todo tipo de produto químico.

Engenharia Têxtil

Dedicada à fabricação e tratamento de fibras, fios e tecidos para atender diversos segmentos da indústria têxtil, além do projeto de fábricas e equipamentos para tecelagens.

Engenharia Agrícola

Ramo da Engenharia dedicada aos processos agropecuários, envolvendo todas as etapas desse segmento, desde os estudos sobre o solo até a qualidade dos produtos e a gestão de empresas do setor.

Duvidas Frequentes: 
Se eu fizer um curso tecnólogo, posso fazer uma pós graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho e exercer a profissão? 
Cuidado, não existe no Brasil nenhuma regulamentação para isso, portanto ao observar no texto acima, vemos que essa atribuição destina "aquele que constitui uma especialização de engenheiros e arquitetos". Portando se observar no QUADRO II da NR 4, que não poderá compor o SERVIÇO ESPECIALIZADO EM SEGURANÇA E SAÚDE DO TRABALHO (SESMT), ficando desnecessário no quadro de funcionários de uma empresa. Será um profissional qualificado, mas sem autorização legal para se responsabilizar tecnicamente. 

Bibliografia: 
https://pt.wikipedia.org/wiki

Eduardo Vieira de Deus
Técnico em Segurança do Trabalho
Técnico em Edificações 
Academico de Ciências Econômicas




Postar um comentário

0 Comentários